Por Lucas Bon Seabra
A mudança climática e nosso efeito no meio ambiente não é um assunto novo, a muito tempo se discute a utilização desmedida dos recursos do planeta para além da sua capacidade de regeneração, mas os grandes empresários não queriam escutar, pois isso seria a redução de seus lucros e quase como um comum acordo foram disparadas informações falaciosas de que coisas como o aquecimento global não existiam e que o cigarro não causava câncer.
O pesquisador José Correia Leite escreveu uma resenha que explicava como os donos da indústria agiam para que suas atividades continuassem de forma inescrupulosa:
Na resenha conseguimos fazer facilmente uma ponte para 2021, onde as mentiras são jogadas na internet a fim de gerar discórdia e promover o negacionismo. Não posso dizer que isso gera um debate, pois é fato que os incêndios aumentaram em 2021, é fato que nosso planeta está esquentando, é fato que a indústria e o agronegócio estão destruindo o meio ambiente com sua produção insustentável.
Conheça também:
Arquitetura Africana Contemporânea: Muito além do clichê
Projeto Sustentável: EcoResidência
Projeto Sustentável: Eco-Commerce
Na última conferência mundial sobre as mudanças climáticas foi apontado que a temperatura do planeta está rumando para mais 2,7ºC, o que ocasionaria:
Essas e mais outras informações podem ser encontradas no site das nações unidas.
A pergunta mor dessa questão é, o que estamos esperando!? E para achar essa resposta temos que fazer como os jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, precisamos seguir o dinheiro.
Se nós respondermos a pergunta, “quem está ganhando dinheiro com a degradação do meio ambiente” encontraremos os culpados.
Para auxiliar de forma positiva na mudança climática os empresários precisarão se preocupar com o impacto de seus negócios no meio ambiente, não basta apenas jogar a responsabilidade para a população de forma individual, o que estamos fazendo atualmente, nós precisamos oferecer produtos e serviços sustentáveis.
O consumidor precisa ao menos ter a opção de escolher entre ser ecológico ou não, mas nem isso temos hoje. de que adianta separar o lixo se não existe coleta de reciclável?
Então mais uma vez nós da Fysis estamos aqui para lhe fazer um convite, para que você se torne uma pessoa a mais na luta por uma sociedade ecológica. De preferência para produtos sustentáveis e renováveis, cobre seus políticos uma atitude, um posicionamento, pois nossa frouxidão com a ecologia pode arruinar a vida como nós conhecemos.
Conheça também:
O projeto Fysis e a Preservação do Solo Original
Projeto Sustentável: EcoResidência
Projeto Sustentável: Eco-Commerce
Fale conosco por Whatsapp!
Clique sobre o nosso ícone acima para iniciar a conversa.