Por Thalia de Sousa Pereira
Ao contrário do que muitos pensam, o paisagismo pode ir muito mais além do que apenas ter um jardim bonito. A funcionalidade em seu jardim pode obter propostas distintas desde a criação de espaços sensoriais englobando a estética, até o fornecimento de alimentos. A busca por alimentos realmente frescos é uma tendência que vem crescendo pela busca às origens, uma realidade em que conhecíamos tudo o que era consumido. É importante você saber que essa procura não surgiu à toa, no Brasil só o transporte alimentício rodoviário é responsável pela emissão de mais de 100 milhões de toneladas de CO2 por ano, e isso tem feito com que muitas pessoas buscassem alimentos de pequenos comércios de sua região, mas com um projeto paisagístico funcional, você pode produzir a sua própria horta!
Quais os benefícios de ter uma horta em casa?
Como já mencionado, cultivar uma horta em casa é sinônimo de saúde, até porque muitos nutrientes são preservados ao colher o alimento no momento do consumo. Para aqueles que se preocupam em ter momentos mais saudáveis e educativos com a família, cuidar de uma horta proporciona mais tempo com os filhos e pode inclusive tornar esses momentos mais educativos, já que você pode ensinar lições de responsabilidade com a vida e estimular o contato com a natureza.
Ter uma horta residencial é também sinônimo de alegria para o seu bolso, pois ao cultivar vegetais você evita ter que gastar com deslocamento e compras de supermercado. Vale lembrar também que o cultivo desses alimentos não é muito complicado, você só precisa de um bom planejamento, dedicar um tempo a irrigação e adubagem. Para salientar ainda mais as virtudes dessa ação, com a horta você leva também mais verde para seu espaço e deixa o ambiente mais fresco.
Onde eu posso plantar?
Sua horta pode ser cultivada tanto em área externa quanto em algum ambiente interno da sua casa. Se sua residência ou apartamento não tem muito espaço, fique tranquilo, você só vai precisar escolher um local que receba algumas horas de luz solar direta. Mas antes disso, na hora que você for escolher o melhor modo de plantar a sua horta, pense no espaço que você tem disponível, se possível, converse com um especialista da área para unir a decoração, a produção e o estilo da sua casa, e lembre-se que a falta de um quintal não é motivo para você não ter a sua própria horta!
Conheça também:
Projeto Biomimético: FUCHSIA – Habitação Coletiva com Economia Criativa por Cooperativa Familiar
Projeto Sustentável: EcoResidência
Projeto Sustentável: Eco-Commerce
Segue abaixo algumas formas de cultivo:
Para complementar, se o espaço que você escolheu para plantar há muita insolação durante todo o dia, você pode ter uma horta completa, com ervas, hortaliças, leguminosas e afins, mas se você só tem poucas horas de luz, é possível que sua horta aconteça com algumas ervas e temperos em varandas, sacadas ou janelas!
Se você não tem conhecimento de como plantar, como cuidar e do que é melhor para seu jardim ou espaço disponível para ter uma horta, se quer ir um pouco mais além, mesclando espécies de alimentos com espécies decorativas, nós da Fysis Arquitetura podemos te ajudar, é só clicar no botão “contato” logo abaixo.
Fale conosco por Whatsapp!
Clique sobre o nosso ícone acima para iniciar a conversa.