Por Thalia de Sousa Pereira
Antes de iniciarmos no assunto proposto, você pode estar se perguntando, o que a ecologia tem a ver com o Eco Design?
Primeiramente essa pergunta não pode ser respondida sem antes explicar a você o que é a Fysis Arquitetura.
A Fysis Arquitetura é uma Startup que trabalha com um grupo de pessoas que buscam em parceria com outras empresas introduzir produtos e serviços eficientes em nossas construções. Nosso intuito hoje é minimizar os impactos ambientais, oferecer maior durabilidade e multidisciplinaridade na concepção de projetos. Nossa iniciativa tem a finalidade de auxiliar na criação de uma sociedade voltada à sustentabilidade ambiental, social e econômica.
A sustentabilidade é um assunto que não para de crescer devido ao impacto que o ser humano ao longo da história vem causando ao meio ambiente. Por isso, a Organização das Nações Unidas – ONU tem expressado a importância de minimizar os impactos ambientais causados durante todo o ciclo de vida humano, e por isso, a ONU realizou objetivos para um desenvolvimento sustentável.
Ao expressar sobre o Design Biofílico e Ecológico, é necessário que você compreenda que esses designs seguem pesquisas e estudos científicos a fim de observar a relação do homem com a natureza. Dito isso, nós da Fysis Arquitetura trabalhamos com um design pautado na ciência e na arquitetura integrada à natureza para que você possa ter um espaço que melhora às suas condições de vida de forma global, incluindo também a composição física espacial no seu comportamento.
A ecologia é um assunto que você precisa conhecer, porque ela faz parte de uma ciência que estuda a interação entre os seres vivos com seu habitat, logo esse saber é fundamental para você possa entender o funcionamento do planeta e como nossas ações afetam cada espécie viva, incluindo toda a sociedade.
O termo Ecologia foi utilizado pela primeira vez em 1866, na Obra Morfologia Geral do Organismo, escrito por Ernest Haeckel. Essa palavra possui um significado abstrato, como “Estudo da Casa”, onde a palavra “casa” na verdade é todo o meio ambiente e as inter-relações das espécies vivas com o meio físico. Essa ciência é bem complexa e ampla por envolver muitas áreas de pesquisa, tais como a anatomia, a citologia, a evolução, a fisiologia e a genética. Dito isso, há toda uma classificação dos níveis de organização dos seres vivos.
Os níveis de Organização nada mais é do que a observação e o registro dos seres vivos sob graus distintos, por isso biólogos utilizam a visão microscópica, macroscópica e a visão “acima do organismo” para constatar toda essa rede viva que habita o Planeta Terra. Dito isso, resume-se que a Biologia é uma área extremamente importante para a vida e principalmente para nós da Fysis Arquitetura, pois ela estuda a interação que ocorre entre os seres vivos e com o meio que estão inseridos.
Ao analisar os níveis de organização dos organismos, percebe-se que eles são classificados entre:
População: É o conjunto de organismos na mesma espécie;
Comunidade: Faz parte de um sistema complexo de agrupamento com vários organismos de espécies distintas vivendo em determinado ambiente interagindo entre si, como por exemplo as espécies de plantas e animais;
Ecossistema: Entra nessa categoria a comunidade e a todos os fatores abióticos existentes com os quais os seres vivos interagem, incluindo todo habitat aquático e terrestre. Ao abordar o Ecossistema, você na sua casa pode criar um exclusivamente com a Fysis Arquitetura construindo seu jardim, um terrário ou até mesmo um aquário em sua casa;
Biosfera: Este envolve o conjunto de todos os Ecossistemas existentes no planeta e abrange desde as áreas mais profunda do oceano até ás grandes florestas tropicais;
Os Seres bióticos e abiótico são essenciais para que esse ciclo natural e divino entre a vida e a morte continue, e com os níveis de organização dos seres vivos acabam por ampliar o equilíbrio para que nosso planeta Terra obtenha harmonia e seja cada vez mais autossuficiente.
Conheça também:
Arquitetura Africana Contemporânea: Muito além do clichê
Projeto Sustentável: EcoResidência
Projeto Sustentável: Eco-Commerce
Para complementar esse assunto, trouxemos a você a compreensão sobre como os Biomas estão distribuídos no mundo, incluindo o ecossistema terrestre e aquático. Segue abaixo os principais tipos:
Tundra: Se encontra nas zonas polares do planeta, possui as menores temperaturas, ocorre pouca chuva além de que os dias e as noites possuem maior duração. Seu solo é por muito tempo revestido por gelo, a vegetação é escassa sendo composta principalmente por musgos e líquens que brotam no verão e praticamente somem no inverno.
Taiga: Localizada em altitudes elevadas, sua vegetação é pouco diversificada sendo composta principalmente por coníferas e é constituída por várias espécies, entre os quais estão incluso os insetos, aves, renas, alces, veados, ursos, raposas e morcegos.
Floresta temperada: Localiza-se principalmente nas zonas temperadas do globo terrestre, e por obter as quatro estações bem definidas, a vegetação é abundante e variada com espécies de diversos tipos e tamanhos.
Acompanhe à seguir, os principais ecossistemas existentes e veja como cada um deles interage com a natureza:
Florestas: Elas são distribuídas entre as tropicais, temperadas, coníferas e savanas. Apresentam ainda grande variedade de espécies de arvores e índices de chuvas, bem como animais. Nesses ecossistemas podem ainda ter dois tipos de climas, sendo eles o clima úmido e o seco.
Pradarias: Este ecossistema é constituído por uma vegetação herbácea e nessas regiões é bem comum largos períodos seca, sendo comum a ocorrência de incêndios. Os animais que habitam esses locais são distinguidos das savanas por estarem em climas temperados e não possuírem árvores.
Desertos: Neste, não há muitos habitantes, e por ser uma região que recebe pouca chuva, acaba servindo de abrigo para plantas extremamente resistentes capazes de sobreviver e armazenar água, como os cactos.
Tundras: Contém planícies pantanosas e não possuem grandes variedades de espécies que ali habitam. Sua maior peculiaridade é a presença de plantas anãs e as cobertas por musgos, gelo, pedras e terra.
Os seres vivos do mundo aquático são classificados conforme o ambiente e seu próprio movimento. Sendo assim, conheça abaixo os três grupos pertencentes ao Ecossistema Aquático:
Plâncton: São no geral organismos microscópicos representados por larvas de animais, bactérias, fungos e algas unicelulares. Estes por sua vez, promovem grande parte do oxigênio terrestre através da fotossíntese realizada pelos fitoplânctons. Cabe ressaltar que há também organismos não clorofilados que são os heterótrofos consumidores.
Nécton: Entram nessa categoria a maioria dos peixes como por exemplo os crutáceos, moluscos e diversos mamíferos, dentre eles as baleias e golfinhos.
Bento: Os que fazem parte desse grupo são todos aqueles que vivem sobre o substrato deslocando-se sobre o sedimento, como as estrelas-do-mar e os siris. Há também os organismos fixos como as anêmonas e os corais.
Como demonstrado a Ecologia abrange uma gama de conceitos que são estudadas separadamente para que em conjunto possam levar benefícios científicos para nossos estudos.
Nós da Fysis Arquitetura acreditamos que através da ecologia podemos nos desenvolver junto com a natureza, ou seja, de forma sustentável, enxergamos que é necessário superar o atual modelo de humanidade, pois entendemos que somos parte do ecossistema, portanto cuidar do meio ambiente, é cuidar de nós mesmos.
Conheça também:
O projeto Fysis e a Preservação do Solo Original
Projeto Sustentável: EcoResidência
Projeto Sustentável: Eco-Commerce
Queremos junto com você projetar espaços que agregam no seu bem-estar com serviços e projetos notáveis de arquitetura integrada! Além de você obter mais soluções belas e que te auxiliam economicamente, assim você irá também contribuir para um mundo mais saudável!
Entre em contato e agende sua visita! Projetamos para todo o Brasil!
ContatoFale conosco por Whatsapp!
Clique sobre o nosso ícone acima para iniciar a conversa.