Por Lucas Bon Seabra
Ninguém deixa o passado para trás, assim sendo, quando os japoneses chegaram no Brasil eles trouxeram consigo sua cultura milenar, como a culinária, modo de vida, religião, artesanato e é claro, sua arquitetura que encanta a qualquer um.
Seu principal material de construção é a madeira e a estrutura é marcada por seus pilares que são o principal elemento de sustentação desse modelo de construção. A madeira acaba por ser um elemento mais eficaz no japão, pois além de conferir um bom conforto térmico ela é resistente a terremotos, já que ela possui uma maleabilidade maior que o concreto, por exemplo. Não eram utilizados pregos nessas estruturas, as madeiras eram encaixadas umas nas outras, às vezes sendo amarradas com cordas, o que contribuía na forma deste design incrível.
Outra característica comum das residências era o uso de bambu e o papel de arroz, que faziam as divisórias dos ambientes, mas como não eram estruturais podiam ser movidas reconfigurando os cômodos.
Conheça também:
Projeto Biomimético: FUCHSIA – Habitação Coletiva com Economia Criativa por Cooperativa Familiar
Projeto Sustentável: EcoResidência
Projeto Sustentável: Eco-Commerce
Mas voltando a falar de arquitetura, não podemos esquecer dos beirais curvos que marcam o design dessas obras de arte, basta ver que já corelacionamos com os japoneses, esses beirais são feitos mais compridos que o normal para evitar o contato da água da chuva com a madeira da estrutura.
É comum ver casas nesse estilo com cores mais suaves e tons pastéis, algo que realmente é sofisticado e aconchegante, porém as cores fortes e vibrantes também fazem parte dessa cultura, a questão é que essas cores eram caras, portanto era mais comum ver em mansões, castelos e templos. Tanto que muitos restaurantes utilizam muito do vermelho que remonta a magnitude dos antigos palácios.
Nos jardins tudo tem um significado, o jardim é um poema repleto de essência, como a cerejeira ornamental, que significa felicidade, as lanternas, representam os valores tradicionais dessa cultura, além de um símbolo de espiritualidade.
O lago retrata o elemento água, que é símbolo da vida, enquanto as carpas são a fertilidade, já a ponte equivale a ascensão a um estágio espiritual e emocionalmente mais elevado, que implica em crescimento e conhecimento interior e o bambu representa a flexibilidade do ser humano, ou seja, a nossa capacidade de nos adaptar, ele comumente é amarrado como se estivesse fazendo uma reverência em direção ao lago, uma reverência à vida.
As pedras da cascata são o núcleo do jardim, as rochas que estiverem na vertical simbolizam a paternidade, as na horizontal maternidade e também é de onde jorra a água, correspondendo ao surgimento da vida através da mulher.
Maringá é uma cidade conhecida pelos seus monumentos em homenagem aos japoneses, o mais popular hoje é o Parque do Japão, que conta com a ‘Casa de Chá’, com arquitetura japonesa, ginásio de esportes, teatro, sala de eventos e um jardim imperial japonês, além de lagos com carpas. todas as árvores do Parque do Japão foram plantadas por autoridades, sejam integrantes da família imperial japonesa ou ministros, desembargadores e outros.
Dentro do parque do ingá existe um jardim japonês, o jardim foi uma homenagem ao então príncipe Akihiro e a esposa Michiko. O jardim conta com vários elementos e é um dos vários tesouros que compõem o Parque do Ingá.
Temos também o templo budista Jodoshu Nippakuji, construído com técnicas tradicionalmente japonesas, através de encaixe nas madeiras. O templo conta com um sino que veio do Japão, além de uma imagem do Buda Amida e um ossário de cinzas.
Em Maringá é comum encontrar os Ipês, que são uma homenagem viva a essa cultura que já faz parte da cidade, mostrando que essa mistura tem tudo para ser incrível.
É muito claro que somos reconhecidos pelo que fazemos, já que em 2018, onde comemoramos 110 anos da imigração japonesa no brasil, a princesa Mako veio até aqui para celebrar essa data conosco.
Nós da Fysis acreditamos que a miscigenação é algo extremamente positivo, pois isso nos permite nos aproveitar do melhor de vários mundos.
Fale conosco por Whatsapp!
Clique sobre o nosso ícone acima para iniciar a conversa.