Por Lucas Bon Seabra
Em suma, sustentabilidade significa levar em conta os recursos finitos de nosso planeta, prevenindo consumir de uma forma que venha a prejudicá-lo. Isso demanda reduzir a utilização de materiais não renováveis até, por fim, deixarmos de usá-los. Para que isso seja possível se faz necessário analisar o ambiente em questão e usar os materiais que ele próprio tem disponível, é preciso um conhecimento e estudo prévio de cada região, já que um recurso abundante em uma localidade pode ser escasso em outra.
Esta preocupação não é nova, em 1972 em Estocolmo, Suíça, foi iniciado pela ONU (Organização das Nações Unidas) a primeira conferência para abordar a degradação do meio ambiente. Estas reuniões são frequentes e tem ajudado num momento que um grande número de países reduziram a emissão de gás carbônico (CO²). Hoje há um grande número de empresas preocupadas com o meio ambiente e foram criados formas de certificação como a LEED, que classifica a empresa com seu nível de sustentabilidade. Imagine ser classificado como Platinum, como a L’Oréal Brasil, que foi reconhecida mundialmente e virou matéria no exterior.
As praticas sustentáveis têm provado sua eficiência comparada ao nosso arcaico modo de vida, pois o uso inteligente dos recursos acaba por trazer um maior retorno, não só por melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas também pela economia que gera no uso eficiente da energia elétrica e da água, além das construções serem mais duráveis.
O GBC Brasil tem se esforçado para criar parâmetros e conceitos de sustentabilidade no nosso país e tenta motivar o Estado a criar politicas públicas voltadas a isso, como incentivos fiscais para quem adote esse moderno modelo de construção. Caso eles obtenham sucesso o Brasil poderá se tornar referência mundial em construção sustentável. Hoje o Brasil se encontra na quarta posição no ranking mundial de construção sustentável, nós da Fysis Arquitetura acreditamos que a cidade verde tem o potencial de se tornar o exemplo nacional, mostrado para o resto do país que é possível ser sustentável e que este é o caminho para o futuro.
Fale conosco por Whatsapp!
Clique sobre o nosso ícone acima para iniciar a conversa.