Por Leonardo Canova
Nós da Fysis Arquitetura estamos constantemente estudando e buscando novas tecnologias sustentáveis que além de contribuir com a natureza, possam gerar economia de tempo e dinheiro.
De acordo com a ABNT NBR 10833, a fabricação do bloco é feita utilizando: solo, cimento Portland e água, sendo que é possível a adição de aditivos e pigmentos para alterar os requisitos físicos-mecânicos de acordo com a sua necessidade, desde que dentro dos requisitos exigidos.
O solo não deve conter matéria orgânica em excesso, pois pode prejudicar a hidratação do cimento.
Após realizada a mistura dos materiais, é feita a transferência para os moldes, onde o material será prensado sem nenhum tipo de queima. Os blocos devem ser armazenados em sombra e mantidos úmidos para favorecer as reações de cura do cimento.
A fabricação dos blocos deve ser realizada seguindo todas as recomendações da norma, para que se tenha um resultado que atenda os parâmetros mínimos estipulados na ABNT NBR 10834. Os blocos devem apresentar resistência individual acima de 1,7 MPa e resistência média acima de 2,0 MPa e absorção de água individual inferior a 22% e absorção média inferior a 20%.
Garantir que os blocos apresentem esses parâmetros pode evitar diversos problemas de trincas, rachaduras e infiltrações na obra.
O tijolo ecológico é bem versátil, podendo ser utilizado em obra tanto em vista, quanto revestido, apenas como vedação ou também como estrutura da edificação, dependendo das necessidades do cliente e também da resistência do bloco em si.
Cada bloco geralmente possui dois furos no sentido vertical, que são usados para a moldagem de “mini” pilares, que geralmente são distantes entre si entre 1 e 1,5 metro. No furo onde será feito a moldagem, é chumbado um vergalhão de aço na fundação e posteriormente é feita a concretagem. Esses furos também podem ser utilizados para a passagem dos sistemas elétrico e hidráulico no sentido vertical.
Quando utilizado o bloco em vista, há a opção da utilização de um bloco na forma de canaleta para passagem dos sistemas hidráulico e elétrico no sentido horizontal, evitando assim a quebra dos blocos para realizar essas passagens diminuindo a quantidade de rejeitos gerados na obra.
O tijolo ecológico apresenta diversas vantagens em relação ao cerâmico convencional, como:
Por todos esses motivos, nós da Fysis Arquitetura indicamos e utilizamos o tijolo ecológico em nossas obras, assim como diversas outras tecnologias sustentáveis que diminuem o impacto na natureza e que promovam economia e qualidade na sua obra.
Fale conosco por Whatsapp!
Clique sobre o nosso ícone acima para iniciar a conversa.