Por Thalia de Sousa Pereira
O preço da conta de luz vem aumentando cada vez mais e de acordo com a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), anunciado nesta terça-feira (14), o valor da conta de luz será elevada em 26,6% para o ciclo 2020-2021, logo a busca por construções que viabilizem a redução desse valor estão sendo cada vez mais procuradas e edificações autossuficientes tendem a atender essa demanda, mas você sabe quais os meios de conseguir reduzir esse valor?
Abaixo citamos algumas técnicas e sistemas para aproveitamento de energia solar.
Espaços autossuficientes e bioclimáticos propõem elementos arquitetônicos e tecnologias construtivas que promovam melhorias nas condições térmicas da edificação em função da influência do clima local, da localização geográfica, dos materiais investidos e da eficiência das aberturas, portanto, a compatibilização desses itens e demais princípios sustentáveis proporcionam a climatização e iluminação natural por mais tempo reduzindo o consumo energético além de ampliar a salubridade da edificação.
O sistema para captação de energia solar para aquecimento de água é denominado como energia solar fototérmica, esse modelo implica na captação e armazenamento da energia por coletores solares através da incidência solar que é transferida a um reservatório que mantém a água aquecida. Atualmente, esses coletores são largamente utilizados em residências, hospitais, hotéis, entre outros.
Este é baseado nos mesmos princípios de funcionamento dos sistemas tradicionais, diferindo apenas pelo uso do material e pela possibilidade de autoconstrução, podendo até ser construída com garrafas PET, mas sua instalação requer cálculos precisos para um bom funcionamento.
Este sistema trata-se da conversão da energia luminosa em energia elétrica, suas facilidades possibilitam benefícios como a modularidade, baixos custos de manutenção e alta vida útil. Com ele, projetos em grande escala, sociais, agronômicos e lugares desprovidos de rede elétrica estão cada vez mais recebendo energia de forma fácil, rápida e sustentável.
No Brasil as fontes de energia renováveis que se destacam são as de origem hidráulica, no entanto acabam provocando enormes impactos ambientais, seja por inundações ou pela liberação de gases nocivos à saúde. Dito isso, o aproveitamento da energia solar para gerar energia elétrica assume grande importância por ser uma fonte de energia limpa e renovável, porém é necessário que profissionais especializados acompanhem a instalação para garantir segurança, redução de custos e maior eficiência. Nós da Fysis Arquitetura seguimos na linha de frente com esses métodos para proporcionar maior qualidade de vida no seu dia-a-dia.
Fale conosco por Whatsapp!
Clique sobre o nosso ícone acima para iniciar a conversa.