Por Lucas Bon Seabra
Hoje a casa não perdeu sua função, ela se elevou e tornou-se mais complexa. Passamos muito mais tempo em nossas residências, alguns até mesmo trabalham em suas casas, ela é também um local de lazer, estudo, confraternização, enfim, de tudo um pouco. Devido a isso nossa casa tem que ter a nossa cara, ser algo construído para nós, uma extensão de nós mesmos, pois se tem algo em sua casa que não lhe agrada você pode ter de conviver com isso por anos e aí é onde se encontra uma das responsabilidades de um arquiteto, encontrar a casa que há em você.
Mas por que estamos falando de tudo isso hoje?
Pois bem, apesar da casa ser algo muito central e importante em nossas vidas, tão importante que hoje é considerado um direito humano, muitas pessoas não têm acesso a moradia própria. Em 2019 foi feita uma pesquisa em São Paulo capital por pesquisadores da Qualiteste Ciência e Tecnologia, empresa contratada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), seu objetivo era contabilizar o número de moradores de rua na cidade. Eles informaram o número de 24.344 pessoas, desconsiderando moradores de barracos improvisados. Alguns desses moradores só precisariam de um dia ruim e viram estatística.
Um número maior ainda de pessoas pagam aluguel e esse número só cresce em nosso país, apesar de surgir novos imóveis o tempo todo, muitos deles passam a ser casas de aluguel. Segundo o IBGE, de 2016 para 2017 houve um aumento de 9% nas famílias que pagam aluguel ou moram de favor, isso corresponde a mais de 1 milhão de residências.
Então a morada, o lugar que nós passamos a maior parte de nosso tempo, não está mais sendo feito para nós, se tornou uma espécie de linha de montagem onde os mais pobres não têm condições de escolher se não pelo valor mais em conta, o serviço de um arquiteto acaba sendo um artigo de luxo ao qual muitas famílias nunca serão agraciadas. Em momento algum questionamos a qualidade das residências, mas a sensação única de moldar o seu lar ao seu bel prazer é excluído do indivíduo, não apenas no aluguel, mas a venda sob o modelo de linha de montagem é uma realidade e se tornou comum comprar casas prontas sem ter o foco no bem-estar físico e emocional do indivíduo. Todavia nós da Fysis Arquitetura restringiremos hoje nossos olhares aos que não têm opção.
Infelizmente não podemos abraçar o mundo, mas podemos ao menos estender nossos braços. Pensando nisso decidimos fazer algo que estivesse sob nosso alcance, oferecer nossos serviços a metade do valor convencional para pessoas físicas com menores condições financeiras, o objetivo é auxiliar para que seja possível obter a casa dos sonhos para mais pessoas.
Aos moradores de Maringá e Região, oferecemos um desconto de 50% nos valores de nossos serviços aos beneficiários do programa, além de mais parcelas que o habitual, tornando-as mais leves na conta do mês. Criaremos um cadastro onde os interessados irão se inscrever para serem agraciados pelo benefício onde todos os campos deverão ser preenchidos. O beneficiário precisará estar inscrito no Cadastro Único, que é realizado pelo CRAS (centro de referência da assistência social). Após isso, deverá pedir no CRAS uma folha resumo de seu CadÚnico, que será entregue para nós. Deverá também possuir renda menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa que resida no mesmo ambiente que o cadastrado. Casos excepcionais serão avaliados separadamente, família com portadores de necessidades especiais, mães solteiras e chefes de família idosos, por exemplo, terão prioridade e benefícios diferenciados para que consigam usufruir do programa. Após o preenchimento dos dados e entrega da folha resumo o beneficiário estará na fila do programa e será informado quando pudermos atendê-lo.
Nosso desejo é oferecer um atendimento especializado a este novo cliente, para que ele possa ter acesso a máxima qualidade que nossos profissionais podem oferecer. Ter uma casa é um direito de todos, então vamos fazer esse direito ser cumprido da forma que deve ser, a sua forma.
Quanto aos moradores de rua, gostaríamos de já estarmos prontos para ajudá-los, mas isso ficará para um outro momento. Já temos um plano, agora necessitamos dos recursos e parceiros para que num futuro possamos oferecer dignidade a uma população invisibilizada.
Enquanto isso, se tem interesse clique no botão abaixo “Contato” e envie “Quero Participar do Programa Arquitetura Popular” seguido de seu nome completo e endereço atual para iniciarmos seu cadastro. Lembrando que o programa é válido somente para Maringá e Região.
Fale conosco por Whatsapp!
Clique sobre o nosso ícone acima para iniciar a conversa.