Espaços comerciais precisam investir em design para que possam oferecer aos seus clientes uma "imersão" dentro de sua marca, dos seus princípios e valores, portanto a linguagem visual através do design exerce um propósito não só de transmitir esses ideais, mas também de ampliar o conforto, não só físico quanto emocional.
Este projeto trata-se de um espaço comercial que visa atender às necessidades de um consultório psicológico. Nele desenvolvemos todas as fases e serviços como o projeto arquitetônico, paisagístico, interiores e estrutural, além de acompanhamentos. Seu conceito veio da palavra "Pisché" que significa "Alma", desse modo trouxemos para a plasticidade do espaço a realização dessa profissão que se dedica a estudar e auxiliar as pessoas em seu comportamento, sua mente e alma.
Como a profissão auxilia na melhora emocional de seus pacientes, fazendo com que seu comportamento passe do inconsciente para o consciente, tendo como mediador o psicólogo, o projeto também estabelece uma conexão entre os espaços internos e externos tendo como mediador o design para promover o bem-estar da alma, através da conexão com a natureza, logo o espaço tem esse visual não só da sala interna como também do paisagismo externo.
A sala de Psicologia possui área para atendimento, área para estudo e área para leitura com vista ao paisagismo e acesso à "sala" de meditação que fica no paisagismo externo.
As formas, as cores e o elementos utilizados no design promove afetividade e saúde na edificação.
Os princípios sustentáveis aplicados ao projeto foram, os estudos Bioclimáticos para que o ambiente tenha um aproveitamento melhor da luz solar e da ventilação a fim de mantê-lo climatizado e higienizado diminuindo a proliferação de bactérias nocivas à saúde. Implementamos materiais sustentáveis com o mobiliário, através do MDF da Guararapes (Savana da linha Dual Synero + Antiqua da linha Naturale + Curupixá da linha Madeiras do Brasil), o bambu (na área de meditação) e madeira de reflorestamento, com o paisagismo para melhorar a refrigeração e o nível de umidade do ar com o uso da água, árvores e espécies vegetativas. Aplicamos também estudos de viabilidade para reutilização da água através da captação e tratamento da água da chuva no local, sendo a mini cascata manipulada para servir de reservatório, fornecer umidade e regar todo entorno paisagístico.
Atribuímos na composição como um todo o design sensorial integrado à natureza. No espaço em que o paciente é atendido, implementamos formas curvas e positivas, cores quentes e iluminação natural para gerar um impacto sensorial positivo tanto no paciente quanto no psicólogo que usufruirá do ambiente com maior frequência. Todos esses elementos instigam o paciente a se sentir acolhido e mais estimulado a conversação, promovem também vigor, harmonia e relaxamento. A vista para a paisagem natural foi estrategicamente colocada para ser vista pelo paciente e pelo profissional durante suas atividades, pois a sensação de tédio e monotonia é reduzido, além de melhorar a memória, a concentração, diminui a ansiedade e depressão, uma vez que a natureza está em constante modificação e fornece um "quadro" que salienta as estações do ano e faz com que os usuários se sintam pertencentes a algo maior e mais valioso. Vislumbrar as curvas da natureza é restaurar constantemente nossas energias, quase como um exercício contemplativo que anima e revigora.„O design sensorial é uma excelente pedida para auxiliar em diversos espaços, principalmente em áreas de trabalho, já que a arquitetura sensorial acaba salientando os ideais de uma marca e conectando o espaço de forma afetiva com seu público, portanto todos podem usufruir desse serviço para ampliar a satisfação de seus clientes e consequentemente gerar mais vendas. É importante lembrar que cada profissão tem uma necessidade diferente e hoje, a ideia de compor ambientes genéricos como uma linha de produção é entendido como irracional, pois cada ambiente de trabalho gera histórias e possui públicos diferentes, cada cliente merece se sentir pertencente em seu espaço, pois este demonstra um estado característico do seu negócio.”
Arquiteta e Urbanista Thalia Sousa
A área externa paisagística foi projetada para servir de contemplação, dar acesso à área de meditação, reduzir o barulho da rua, reduzir o calor do espaço interno e melhorar com a ventilação na troca do ar do consultório. Seu grande destaque está na vista que os usuários possuem de dentro do imóvel, sempre integrativo e em contato com a natureza.
A beleza do espaço é exaltado com a utilização do bambu em larga escala, cuja excelência está nas características estruturais com relação à resistência/peso mais vantajoso que a madeira e com maior flexão que a maioria dos materiais. O espaço de meditação, circundado pelo bambu, foi configurado para criar um "mundo" imersivo na natureza, com isso o ambiente possui uma barreira acústica natural com sons naturais, como o cair da água e o canto dos pássaros, ideais para salientar o relaxamento durante a meditação.