A EcoResidência faz parte de uma casa que valoriza o meio ambiente através dos princípios ecológicos aplicados ao espaço construído.
Este projeto possui de área total construída 250,00m² e 40,97m² de área permeável. O intuito aqui foi em minimizar ao máximo os espaços conforme as necessidades da família para que houvesse uma valorização maior do paisagismo e consequentemente do contato com a natureza que além de ser benéfico para a saúde em diversos níveis, melhora também a sensação térmica e acústica interna.
A natureza vinculada ao espaço construído se encarrega de curar a alma e cria condições para que mais vida possa existir.
Os princípios sustentáveis aplicados ao projeto, foi a utilização de materiais sustentáveis como o tijolo ecológico nas paredes externas, o bambu e a madeira de reflorestamento, elaboramos também estudos que amplificam o conforto térmico através do uso da geometria e projeção solar, da topografia e direções dos ventos, do paisagismo para melhorar a refrigeração e o nível de umidade do ar com o uso da água, árvores e espécies vegetativas. Aplicamos também estudos de viabilidade para reutilização da água através da captação e tratamento da água da chuva no local, sendo o espelho d´água manipulado para servir de reservatório, fornecer umidade e regar todo entorno paisagístico.
„ O projeto ecológico não almeja somente resguardar os direitos do ecossistema, mas busca principalmente a construção de um edifício saudável que proporcione conforto, proteção e salubridade ao ser humano, além de que cada imóvel construído sob esses princípios acaba por constituir uma região mais saudável. ”
Arquiteta Thalia Sousa
A área externa foi projetada para servir de lazer e contemplação do paisagismo, além dar acesso às áreas internas sociais, como a sala, cozinha, área gourmet e hall de entrada. Seu grande destaque está na vista que os usuários possuem de dentro do imóvel, sempre integrativo e em contato com a natureza.
A beleza do espaço é exaltado com a utilização do bambu em larga escala, cuja excelência está nas características estruturais com relação à resistência/peso mais vantajoso que a madeira e com maior flexão que a maioria dos materiais.
A piscina foi projetada com uma parede verde de fundo, logo a sensação de relaxamento ao nadar é ampliada, pelo contato mais aproximado com as plantas."
Vista para a área de lazer (piscina).
Basta assistir o vídeo abaixo.