Por Thalia de Sousa Pereira
As resinas Epóxi formam uma das classes mais versáteis de polímeros podendo ser usadas em diversas aplicações como pisos, mesas, cadeiras, bancadas, pias, luminárias e outros. Isso quer dizer que é um revestimento plástico que ao entrar em contato com um catalisador enrijece, logo se torna um líquido sólido formando superfícies com alto valor estético e ideal na reforma e decoração de ambientes. Sua aplicação é limpa, não gera lixo e não é necessário retirar alguma superfície anterior, como por exemplo quando aplicada a algum tipo de piso.
No mercado de interiores esse material vem cada vez mais ganhando destaque, pois é elegante, possibilita um desenvolvimento mais expressivo e artístico e geralmente confere uma estética de alto brilho com superfícies lisas e fácil limpeza.
Como mencionado anteriormente sua aplicação é bem simples, rápida e não faz sujeira, entretanto, como sua secagem é rápida é possível que surjam muitas bolhas, logo a contratação de um profissional qualificado é essencial para obter um acabamento incrível.
Por ser um material multifuncional, sua utilização vai desde espaços internos à externos, seja em espaços residenciais ou comerciais, logo você pode usar e abusar desse material em qualquer ambiente. Infelizmente, por ser um material líquido não é aconselhável utilizá-lo em paredes e teto pois o nivelamento é dificultado em superfícies verticais.
A resina epóxi apresenta diversos benefícios como:
O valor depende da região, em Maringá por exemplo o preço do material e consequentemente do produto final acaba sendo mais caro já que aqui não possuímos fábricas de resina epóxi, portanto é necessário importar a matéria-prima. Seu preço varia também de acordo com o resultado final, ou seja, dependendo do valor artístico e da textura que você quer, o preço pode ser alto.
A resina epóxi é considerada um produto ecológico, pois está dentro dos padrões de sustentabilidade e das normas do meio ambiente, ela é a base d’ água, autonivelante, aplicada sobre pisos sem revestimentos ou superfícies desgastadas além de não deixar resíduos após sua utilização, fora que a durabilidade pode chegar a 50 anos, ou seja, é um investimento para vida.
Quanto a limpeza e retorno desse produto à natureza, há solventes que atendem aos três pilares da sustentabilidade como o fator econômico, social e ambiental, portanto são substâncias com baixa toxicidade para humanos e baixo uso de carbono no processo de fabricação, como por exemplo a glicerina brasileira que são biodegradáveis e possuem baixa toxicidade aquática.
Nós da Equipe Fysis trabalhamos com revestimentos e designs que atendam a demanda da Resina Epóxi, pois compreendemos como ela é benéfica para a vida e o bolso de nossos clientes. Caso deseje saber mais, ou solicitar algum orçamento sem compromisso, basta clicar no botão abaixo, ou deixe suas dúvidas nos comentários.
Clique sobre o nosso ícone acima para iniciar a conversa.