O selo verde é uma ferramenta utilizada mundialmente para que possam ser identificados as empresas e produtos que estão preocupados com o meio ambiente, este certificado dá uma nota a empresa ou produto mostrando seu impacto ambiental. Hoje vamos dar um breve resumo deste assunto.
Possuir esses selos significa que essa empresa não só está regular, como também significa que ela faz mais pelo meio ambiente do que ela é obrigada. Então as outras empresas não contribuem ativamente em prol do meio ambiente? Não é bem assim. Isso significa que elas não têm comprovação de que estão fazendo um procedimento sustentável, ficando a cargo do próprio cliente ter de descobrir se o produto que ele compra é sustentável ou não.
Os maiores empecilhos para a obtenção desses selos são a burocracia, custos com adaptação e manutenção. Burocracia nem de longe chega a ser uma surpresa, somos considerados um dos países mais burocratizados do mundo , quanto a adaptação isso tende a ser uma barreira, mas ela é mais que transponível, além de que o modelo sustentável pode se tornar mais oneroso.
Então pra que que eu quero isso? Bom, vamos por partes.
O marketing é o principal vendedor de uma empresa e ser “amigo do meio ambiente” é muito positivo para o marketing pois a cada dia existem mais clientes preocupados com a sustentabilidade, tanto o é que empresas com práticas verdes tem se valorizado mais na bolsa de valores em comparação com outras do mesmo ramo.
A busca por sustentabilidade amplia o mercado, criando novos ramos de investimento permitindo um crescimento mais horizontalizado, o que aumenta o capital de giro permitindo uma melhor saúde econômica.
Empresas sustentáveis são mais bem vistas no exterior, facilitando com que sua empresa comece a exportar, além de ser mais atrativa ao investimento “gringo”. Também tem o plano de investimento proposto pela ONU com o programa de desenvolvimento sustentável.
E é claro, não podemos esquecer que apesar de ser uma tendência crescente ela está dando seus primeiros passos e você investir nisso agora pode fazer com que seja a referência da sua área.
Quanto ao problema de adaptação, os maiores custos seriam para a indústria e convenhamos, não somos lá um país muito industrializado, o que quer dizer que as indústrias teriam que ser criadas, o que torna o processo muito em conta.
Como explanamos anteriormente o selo quando conquistado confere uma nota a sua empresa ou produto, devido a isso deixamos aqui o conselho de contratar um profissional da área para que ele adeque da melhor forma possível seus procedimentos e produtos antes de seu empreendimento ser sujeito a um teste. Se seu intuito é elevar sua competitividade dentro desses critérios, então quanto melhor sua colocação melhor será para seus negócios tirar uma nota boa.
É claro que deixamos o mais importante para o final. A maior vantagem de contratar um profissional para tornar sua empresa sustentável é que você se alinha com o futuro, ter uma “atitude verde” faz parte do progresso, faz bem para os seu cliente, faz bem pra você. Está se formando uma onda verde, você pode pegar essa onda agora ou remar para alcançar quem surfou nessa onda.
Fale conosco por Whatsapp!
Clique sobre o nosso ícone acima para iniciar a conversa.