Por Lucas Bon Seabra
Algumas dessas medidas já são conhecidas por alguns e ao longo da leitura você vai perceber que é até mesmo um tanto intuitivo, seu pensamento deve estar focado em ser sustentável e ecológicamente correto. Já posso até imaginar uma medida bem comum e que você provavelmente conhece.
Pois é, uma das melhores maneiras de se obter esse desconto na minha opinião, já que é ganho em dobro, você não só gasta menos energia como paga menos impostos. Um bom painel solar se paga em algo em torno de 5 anos, após isso é só ganho, já que dinheiro não gasto também é uma forma de lucro. Também aconselhamos a energia eólica, mas essa tem que ter um bom estudo antes da instalação, pois sem velocidade dos ventos mínima você pode não só desperdiçar dinheiro como também não vai ganhar o desconto da prefeitura. o boiler para esquentar a água passivamente também entra nessa regra.
Um sistema de captação e reutilização de chuva simples pode auxiliar na economia, num momento que essa água pode ter diversas utilizações, apesar de ser imprópria para o consumo sem o tratamento correto.
Na construção de um imovel podem ser utilizados materiais sustentáveis, isto pode ser tijolo ecológico, bambu, alumínio reciclado, entre outros. Você consegue um desconto permanente e quase sem manutenção, além de que como são materiais novos, muitas vezes estão em preços mais “agradáveis” já que estão tentando ganhar espaço no mercado.
Pois bem, isso acaba por entrar na parte de construção, mas não é um material diferente e sim a forma como é construído, essa técnica sustentável gera o que os arquitetos chamam de energia passiva. Basicamente isso é usar o que já é de graça de uma forma inteligente, estamos falando de raios solares e vento. O intuito é fazer com que seja necessário menos tempo de uso de lâmpadas na residência por ter uma boa iluminação natural e menos gasto de energia com ventiladores e climatizadores pela própria casa ter uma boa circulação de ar.
Parece estranho dizer isso, mas sim, algumas cidades, em geral as mais antigas, oferecem o desconto no IPTU até mesmo para quem mantém uma área permeável em sua residência ou calçada. Isso é porque essas cidades não tinham normas de construção ou preocupação com o que isso pode gerar, assim construímos cidades perfeitas para alagarem. portanto alguns municípios, como Guarulhos/SP, oferecem grandes descontos no IPTU para quem possui árvores em frente a sua casa.
Infelizmente não, o IPTU verde é aplicado município a município, mas em 2020 já existiam mais de 70 cidades que utilizavam essa medida. Talvez sua cidade já seja agraciada por essa medida, já que ela começou a se espalhar pelo nosso país em 2008 quando São Bernardo do Campos inaugurou a lei no Brasil.
Para que a ampliação da lei ocorra, temos que demonstrar que nos importamos com o meio ambiente, temos de construir de forma sustentável, pois não só faz bem para a natureza como para o nosso bolso e bem estar. Já vimos que existem pessoas interessadas nos avanços da sustentabilidade, temos que ficar atentos e divulgar essas informações para que se tornem mais amplas, pois Vanessa Pinsky e Isak Kruglianskas, afirmam que a principal barreira para os avanços da sustentabilidade é a falta de políticas públicas que auxiliem seu desenvolvimento.
Nós falamos muito a respeito de benefícios financeiros em investir na sustentabilidade, mas para além disso é um investimento em nossas vidas. Estudos comprovam que um ar poluído nos deixa suscetíveis a doenças respiratórias, doenças mentais como paranoia, perda de rendimento escolar entre outros. Segundo Dra. Diana Younan, pesquisadora da Universidade do sul da Califórnia, a exposição a poluição tem ligação direta com o declínio cognitivo, gerando problemas que se assemelham ao Alzheimer. Portanto, ao pensarmos de forma sustentável, estamos dando um olhar mais atento à nossa saúde.
Você pode entrar em contato conosco agora mesmo e nos enviar a cidade onde mora. Responderemos assim que possível se sua cidade possui IPTU verde e quais medidas sustentáveis estão sujeitas a desconto.
Fale conosco por Whatsapp!
Clique sobre o nosso ícone acima para iniciar a conversa.