Por Lucas Bon Seabra
A Terra já se transformou muito desde a nossa aparição, devastamos o planeta em prol do progresso, mas isso foi um processo, talvez no começo não tivéssemos consciência de nossos atos, como uma criança descobrindo suas habilidades, ou talvez apenas não quiséssemos olhar para uma parte desagradável de nossa obra. A questão é que ignorância não nos cabe mais, na verdade já não cabe a mais de 50 anos, imagine agora com a disseminação do conhecimento. Infelizmente também temos a disseminação de mentiras, o negacionimo voltou à moda, mas quem financia isso?
Hoje não vamos apenas dizer como as coisas estão ruins para nós, vamos também apontar que existem culpados, vamos demonstrar que enquanto o planeta é cada vez mais hostil a nós alguém lucra e muito!
A indústria petrolífera obviamente lidera o rank dos mais prejudiciais ao meio ambiente, ao mesmo tempo que tem lucros absurdos e devido a isso consegue manter suas atividades.
Algumas empresas fora desse ramo também conseguem poluir de forma considerável, por exemplo a Amazon apesar de ter iniciativas sustentáveis com sua nova sede ela polui mais do que muitos pequenos países emitindo cerca de 52 mil toneladas de CO2 por ano e produzem quantidades absurdas de plástico. Além disto a empresa segue com uma serie de denuncias de violação trabalhista, inclusive por “motivar” seus funcionários a não tirarem pausas para o banheiro.
E é aí que mora a principal preocupação: se alguém não respeita um ser humano que trabalha pra ele, como podemos acreditar que respeitará o meio ambiente?
Sustentabilidade não é apenas defender o meio ambiente, precisamos que o próprio sistema seja sustentável para as pessoas que vivem nele, sem exceções. Uma empresa que refloresta a mata amazônica com parte de seus lucros, mas por baixo dos panos utiliza trabalho escravo para oferecer seu produto, não é sustentável!
Muitos negócios estão muito preocupados com sua imagem, então buscam uma forma de se maquiar da melhor forma possível. É comum quando chega perto da parada LGBT os estabelecimentos se prepararem para isso, já que esse movimento também movimenta milhões em dinheiro. Isso também ocorre na questão de sustentabilidade, como a preocupação com o meio ambiente cresce, as empresas buscam passar a imagem de sustentáveis, mas como o velho ditado diz, “é pra inglês ver”, ou seja, é uma mascara.
As “máscaras” não melhoram a situação do planeta e é difícil saber dos podres das empresas que escondem suas ações a 7 chaves.
Nosso conselho é conhecer o negócio pelo qual você consome produtos e serviços. Isso não é um trabalho fácil, mas você pode começar ajudando o comércio local, que é mais fácil de conferir. No caso das grandes empresas, uma rápida pesquisa no Google pode lhe ajudar a descobrir os princípios dela. Se no futuro descobrir que uma empresa que você consome é corrupta, não se envergonhe e não se culpe, nós não somos oniscientes e isso pode acontecer, apenas pare de consumir dela e busque um produto alternativo. Eu sei que essa mudança pode ser complicada, até porque os negócios mais idôneos tendem a ter um produto um pouco mais caro, mas não seria correto comprar de um comércio que consegue baratear seus produtos na base da sonegação de impostos.
Acreditamos que os empreendedores têm uma missão, oferecer produtos e serviços de qualidade e sustentáveis, pois as pessoas precisam ter acesso à sustentabilidade para que possam consumi-la. Além disso oferecer trabalho digno a seus funcionários, que também são consumidores, pois assim como na natureza na nossa sociedade tudo se interliga. Quanto aos clientes, acreditamos que devam exigir que seus produtos e serviços sejam sustentáveis, pois estamos em uma época crítica para nossa própria existência e se o mais corrupto dos homens perceber que não vai vender se não se adequar a sustentabilidade, ele se dobrará.
Ninguém está dizendo que temos que abandonar tudo da noite pro dia, mas a mudança precisa começar imediatamente, eu poderia dizer hábitos mais saudáveis ao meio ambiente que as pessoas poderiam ter, mas a poluição dos indivíduos praticamente não existe se compararmos a toda degradação e destruição que as empresas podem causar.
Então somos uma empresa sustentável puxando o pano para si? Sim, estamos puxando pano, mas para comércios e indústrias conscientes, que produzem sem destruir, que se responsabilizam por seus atos e visam o futuro, nós não precisamos de máscaras, precisamos de compromisso real com o meio ambiente e nossa sociedade.
Para auxiliar nesse trabalho decidimos que a partir de hoje iremos divulgar empreses que trabalham de forma consciente e listaremos algumas delas em nossos destaques no Instagram. Se você é um empreendedor sustentável ou quer se tornar um nos procure, vamos trabalhar juntos por um futuro melhor!
Fale conosco por Whatsapp!
Clique sobre o nosso ícone acima para iniciar a conversa.