A EcoResidência faz parte de uma casa que valoriza o meio ambiente através dos princípios ecológicos aplicados ao espaço construído.
Este projeto possui Sala de Estar, Jantar e Cozinha integrada, dois quartos, um banheiro, lavanderia e garagem totalizando 82,5m² de área construída, implementada num terreno de 250m² com 92,96m² de área permeável. O intuito aqui foi em minimizar ao máximo os espaços conforme as necessidades da família para que houvesse uma valorização maior do paisagismo, o que contribui no contato com a natureza e principalmente na melhora de sensação térmica e acústica interna.
Perspectiva noturna, Vista lateral direita.
A natureza vinculada ao espaço construído se encarrega de curar a alma e cria condições para que mais vida possa existir.
Os princípios sustentáveis aplicados ao projeto, foi a utilização de materiais sustentáveis como o tijolo ecológico, aço, bambu e madeira de reflorestamento, elaboramos também estudos que amplificam o conforto térmico através do uso da geometria e projeção solar, da topografia e direções dos ventos, do paisagismo para melhorar a refrigeração e o nível de umidade do ar com o uso da água, árvores e espécies vegetativas, bem como as coberturas verdes, local este que será utilizado para plantar vegetais voltados ao consumo interno, como também terá a função de uso contemplativo, o que permitirá a família vislumbrar o paisagismo sob diversos ângulos. Aplicamos também estudos de viabilidade para reutilização da água através da captação e tratamento da água da chuva no local, sendo o espelho d´água manipulado para servir de reservatório, fornecer umidade e regar todo entorno paisagístico.
„ O projeto transforma também a vida dos moradores com práticas mais sadias no seu dia a dia tanto nos hábitos exigidos pela logística do projeto quanto no seu design sustentável, o que nos permite chamá-la de casa amiga do meio ambiente.”
Arquiteta Thalia Sousa
A área externa foi projetada para servir de acesso aos quartos, fornecendo ambiente agradável aos usuários, como espaço de contemplação e conversação com amigos. Implementamos um assento feito com madeira e aço que comporta almofadas impermeáveis para facilitar a manutenção do ambiente. No piso, acrescentamos o deck de madeira para que o nível fique de encontro com o dos quartos, ressaltando que há espaçamentos compatíveis entre as madeiras para que a água da chuva caia direto para a área permeável abaixo, contribuindo com a permeabilização e filtração da água no solo.
O grande destaque está na muro mesclado com aço, bambu e plantas, cuja beleza é ampliada pela excelência do bambu, devido suas características estruturais com relação à resistência/peso mais vantajoso que a madeira e com maior flexão que a maioria dos materiais. Há uma escada que dá acesso a cobertura verde da casa, local este que também será ocupado sendo uma parte pela horta da residência e outra para manutenção e contemplação do entorno
A sala de estar foi configurada para exibir conforto em toda sua plasticidade cuja funcionalidade é multifuncional, sendo assim, os donos podem receber convidados, assistir à tv e ter boas leituras, cafés e afins. Optamos por implementar um painel verde que não precisa ser regado com plantas não artificiais que desenvolvem a função de purificar o ar absorvendo gases nocivos. A curvatura que é o destaque do ambiente auxilia na condução interna do ar quente para fora pelas janelas laterais e permite que o sofá conforte as costas do assento.
Vista para painel verde da sala de estar
Vista para sala de estar.