Por Thalia de Sousa Pereira
Nós da equipe Fysis sabemos da dificuldade que é obter um espaço harmônico, fresco e aconchegante, compreendemos também como nosso planeta vem sofrendo por falta de recursos e poluentes produzidos por nós e principalmente pelas gerações passadas, mas apesar da atual conjuntura, felizmente podemos mudar o rumo dessa história.
A EcoResidência faz parte de uma casa cujo objetivo é a valorização do meio ambiente com os princípios ecológicos aplicáveis ao espaço construído, possibilitando assim, transformar a vida dos moradores com práticas mais sadias no seu dia a dia tanto nos hábitos exigidos pela logística residencial quanto no design sustentável, o que nos permite chamá-la de “casa amiga do meio ambiente”.
Este projeto possui Sala de Estar, Jantar e Cozinha integrada, dois quartos, um banheiro e lavanderia totalizando 55,29m², há também a garagem com 22,05m² que leva como resultado de área total construída com 82,5m² implementada num terreno de 250m² com 92,96m² de área permeável. Vocês pode se perguntar, por que não construir mais já que o terreno comporta uma área maior de construção? Pois bem, na arquitetura sustentável a ideia é que possamos diminuir o espaço para também diminuir nossa política de consumo tanto nos hábitos diários como na construção em si levando em consideração as necessidades de uso do cliente, além de ampliar o contato com o meio natural, cujos benefícios é criar condições para que se crie mais vida, o que agrega principalmente em nosso bem-estar emocional e social.
Quanto aos princípios sustentáveis aplicados ao projeto, empregamos materiais sustentáveis como o tijolo ecológico, aço, bambu e madeira de reflorestamento, elaboramos também estudos que amplificam o conforto térmico através do uso da geometria e projeção solar, da topografia e direções dos ventos, do paisagismo para melhorar a refrigeração e o nível de umidade do ar com o uso da água, árvores e espécies vegetativas, bem como as coberturas verdes, local este que será utilizado para plantar vegetais voltados ao consumo interno, como também terá a função de uso contemplativo, o que permitirá a família vislumbrar o paisagismo sob diversos ângulos. Aplicamos também estudos de viabilidade para reutilização da água através da captação e tratamento da água da chuva no local, sendo o espelho d´água manipulado para servir de reservatório, fornecer umidade e regar todo entorno paisagístico.
Para melhor representar como a residência ficará mais confortável há o exemplo da aplicação de energia passiva, que é o remanejo e captação de energia solar o ventilação que permite o aquecimento ou arrefecimento dos edifícios sem recorrer a sistemas mecânicos ou elétricos. Percebe-se que na imagem esquemática acima, a ventilação proveniente do Leste percorre todo o terreno e adentra a casa pelas aberturas da frente levando a umidade do espelho d´água para dentro. A parede curva auxilia nessa condução direcionando os ventos para o paisagismo lateral direito e internamente levando o ar quente que saí pelas aberturas de cima. Note também que o nascer do Sol tem maior projeção de incidência no imóvel por ser o mais adequado aos ambientes internos, já o Sol mais prejudicial que é por volta das 15hrs não tem tanta incidência devida as árvores que projetam sombra no imóvel.
Além de todas essas ações funcionais de uma casa auto suficiente e que te auxilia nos insumos internos, a obra conta com uma economia em seu valor global de 30% das construções normais, para melhorar, a viabilidade econômica da obra ao longo do tempo mostra que com a solicitação de IPTU verde, a energia passiva e materiais ecológicos, em três anos, a casa se auto paga, ou seja, você a constrói sabendo que terá um retorno do que ainda foi gasto. Cabe enfatizar que aquelas pessoas que não possuem um poder aquisitivo tão alto, podem ainda financiá-la pelo Minha Casa Vida já que a obra é compatível com a metragem e não requer um valor inicial tão alto.
Fale conosco por Whatsapp!
Clique sobre o nosso ícone acima para iniciar a conversa.