por Lucas Bon Seabra
Produzir energia elétrica com a queima de carvão é extremamente poluente, migrar para uso do petróleo como fonte de energia é algo mais sustentável. Mas por que estou falando isso? Hoje existem métodos muito mais sustentáveis e no futuro surgirão novos, o que queremos dizer é que se tornar mais e mais sustentável é um processo contínuo, é uma forma de evolução da sociedade humana, que não pode parar, um método sustentável de hoje poderá se tornar obsoleto no futuro e isso não é ruim, é um sinal de que aprendemos mais e que demos mais um passo em direção a um mundo melhor.
Como já mencionamos no passado a preocupação com o meio ambiente não é nova , alguns países já implementaram reformas, como a Escócia que implementou uma frota completa de ônibus movidos a hidrogênio, mas eles já contam com vários veículos públicos totalmente elétricos ou movidos a hidrogênio, é um belo exemplo dado aos cidadãos escoceses e prova que seu governo se importa com o meio ambiente e o futuro.
Muitos quando pensam em energia limpa cogitam eólica ou solar, a empresa Devecitech uniu os 2 em seu produto, que inclusive foi premiado numa disputa no Reino unido que envolviam outros 45 países e mais de 1500 projetos, o nome dele é Enlil, ele é uma turbina vertical com longas hélices que captam o vento e no topo possui um painel solar para dar suporte, segundo os criadores ele pode suprir a energia de 2 casas. Ele foi desenvolvido para ficar nas estradas e captar o vento dos veículos e se tornar mais eficiente em corredores de ônibus, mas exerce sua função normalmente onde se instalariam geradores eólicos.
Uma equipe de engenheiros chineses desenvolveu um gerador térmico sem nenhuma peça móvel , oque poderia ser utilizado para para criar geradores em regiões vulcânicas ou até mesmo para utilizar o calor excessivo produzido por equipamentos eletrônicos. Imagine quando seu computador ou celular fique muito quente devido ao uso e começa a gastar mais energia por isso e fica lento, ao invés disso ele passa a usar isso em seu favor, elevando assim sua economia e tempo de bateria.
Voltando aos motores de hidrogênio, ele também está invadindo os mares, Jyrki Mikkola está desenvolvendo navios que utilizam deste combustível, ele afirma que eles serão mais eficientes, além de ser a única forma possível de atingirmos a meta de emissão de carbono. Desta forma possivelmente não seria necessário reduzir o fluxo de navios para a redução de gás carbônico na atmosfera e afetaria principalmente as cidades portuárias.
Quanto à energia solar, não é apenas através do painel solar que podemos utilizá-la, um projeto bem arquitetado pode se beneficiar do melhor de sua iluminação, conferindo claridade de uma forma mais inteligente. Uma área externa gourmet precisa de iluminação mais para o fim da tarde, que é quando normalmente chegamos do serviço, obviamente isso varia de pessoa para pessoa e por isso o projeto de sua casa vai ser mais eficiente se realizado com um profissional especialmente para você. Parece estranho tratar isso como tecnologia, mas avanços de técnicas também se encaixam nisso, pensar na direção do vento, o clima regional e na posição do sol em relação ao imóvel é uma forma gratuita de manter sua casa mais confortável, essa técnica é o uso de energia passiva, que reduz não só o consumo de energia com lâmpadas, mas também com climatizador e ar condicionado. Esse estudo também pode ser utilizado para otimizar os painéis solares, já construindo a casa pensando neles, além de que hoje já existem telhas com painéis solares acoplados e podem inclusive levar esse design em conta para trazer uniformidade ao imóvel, tirando aquela aparência de “improvisado”.
Agora vamos voltar nossos olhos para algo mais hightech, a casa inteligente. Para alguns parece estranho pensar em algo tão moderno como sustentável, mas a tecnologia está aí para ser nossa aliada nessa empreitada, mais de uma vez falamos que temos que tornar nosso modo de vida mais integrado e inteligente, ter uma casa que nos auxilie nisso é algo excelente, hoje coisas mais simples são acessíveis com a casa Smarth, controle a distância de luzes e aparelhos eletrônicos, mas o futuro é cada vez mais promissor, uma casa que sabe onde você está e desliga luzes desnecessárias e percebe que você saiu de casa e deixou o ar condicionado ligado é uma ótima ajuda, mas isso é só o começo, a ficção científica está cada vez mais distante da ficção e consequentemente mais próxima de nós.
Fale conosco por Whatsapp!
Clique sobre o nosso ícone acima para iniciar a conversa.